fbpx

Qual o papel do promotor de justiça?

O profissional atua em contato direto com a sociedade, sendo um grande defensor dos direitos fundamentais e sociais da Constituição Federal.

1540219913_DesktopIedPagamentofacilitado468x60px.png

Dentro do Direito o cargo de promotor de justiça é um dos mais cobiçados. A função é composta pela oportunidade que o profissional tem de atuar na defesa de interesses sociais e pela estabilidade que um concurso público proporciona.

O que um promotor de justiça faz?

As áreas de atuação de um promotor são diversas, agindo para garantir o acesso à saúde, defender a boa educação e o meio ambiente, fiscalizar a probidade administrativa dos gestores públicos, além de defender também os direitos do consumidor. 

Não menos importante seu papel é defender os direitos e garantias previstos para crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e vulneráveis de qualquer gênero.

O mesmo profissional realiza atividades como, reuniões com a comunidade e audiências públicas, também solicita iO mesmo profissional realiza atividades como reuniões com a comunidade e audiências públicas, além de solicitar informações, coletar dados, investigar e ouvir testemunhas para apurar ocorrências de irregularidades e crimes em diversas áreas.

Quanto ganha um promotor de justiça?

O salário de um promotor de justiça varia conforme a localidade em que atua, podendo chegar a cerca de 30 mil reais.

O valor pode vir a aumentar no decorrer da ascensão do profissional nos níveis de classificação administrativa das comarcas da região em que atua.

Há duas maneiras de ser promovido: em relação aos anos de experiência na carreira ou por devido merecimento.

Como ser um promotor de justiça?

Claro que, para ser Promotor de Justiça, é preciso possuir bacharelado em Direito. Também é exigido que o interessado na vaga tenha atuado no mercado por, pelo menos, três anos, conforme o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Em seguida, ser aprovado em um concurso público que possua, no mínimo, três fases. O número de etapas de um concurso pode vir a ser maior, podendo chegar até a seis fases.

O edital do processo seletivo deixa bem claro quais são as provas que o candidato precisa fazer e quais os títulos precisa possuir para participar.

Como é o concurso público para se tornar um promotor de justiça? 

A seletiva pública normalmente começa com uma prova objetiva, com um grande número de perguntas de múltipla escolha. É preciso o acerto de uma quantidade mínima de questões de cada área cobrada no teste.

Há também as provas subjetivas, onde são testados o raciocínio e o conhecimento e, em seguida, as provas orais. E, por último, há também a prova de tribuna, onde o profissional tem a chance de demonstrar suas capacidades jurídicas e dirigir uma sessão de tribunal do júri.

Possuir mestrado, artigos ou livros publicados são alguns dos atributos que podem beneficiar e muito o candidato à vaga, principalmente na etapa pós-provas, onde a organização do concurso avalia os títulos dos candidatos aprovados.

É perigoso ser um promotor de justiça?

Devido ao fato de sua função agir contra interesses do crime organizado, de gestores públicos corruptos, de traficantes, de homicidas, dentre outros, a profissão é considerada perigosa.

Por ser um cargo de risco, os profissionais recebem apoio de forças de segurança, como policiais civis e militares, para garantirem a integridade no exercício da profissão.

Um promotor de justiça precisa ser aprovado na OAB?

Ainda que a grande maioria dos profissionais que exercem o cargo tenham tido sucesso na prova, ela não é exigida pela seletiva pública.

Então, ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não é um requisito para se tornar um Promotor de Justiça.

Na verdade, se faz necessário a suspensão do registro na OAB, já que o profissional não irá mais exercer a função advocatícia.

Você está pensando em se tornar promotor de justiça?

Não importa a profissão que você pense em seguir, principalmente dentro da área do Direito. A verdade é que toda boa profissão carrega responsabilidades e pode ser muito benéfica para a sociedade, se for exercida por um profissional capacitado.

Por isso, se prepare o suficiente e estude o que concerne ao ramo que deseja seguir e seja um profissional de sucesso. Aqui no IED temos diversos cursos e pós-graduações que certamente serão um bônus e tanto no seu currículo, para te levar a lugares mais prósperos na sua profissão.

Acompanhe nosso blog para mais artigos como este e verifique nosso site. E fique atento às promoções e ofertas que sempre disponibilizamos para melhorar a sua carreira no jurídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *