fbpx

9 dicas que podem auxiliar na rotina e organização de um advogado

Preparamos 9 dicas para você ter uma rotina organizada e ser um advogado de sucesso, leia o artigo completo e confira.

1540219913_DesktopIedPagamentofacilitado468x60px.png

Como existem muitas tarefas, obrigações e compromissos que precisam ser cumpridos ao longo do dia, você que é um profissional recém-formado em Direito precisa entender que ter uma rotina em ordem é essencial. 

Por vezes você pode se ver com uma agenda bastante cheia e quando a rotina não está organizada, pode vir a prejudicar de muitas maneiras, desde seu faturamento como sua imagem como profissional.

Não prejudique sua carreira, nem perca clientes, contatos e oportunidades. É importante que você, como advogado, tenha uma boa rotina que te oriente em todos os seus compromissos.

Para que você não se sinta perdido e sem saber como estruturar sua agenda, preparamos algumas dicas, veja a seguir:

Mantenha seu local de trabalho organizado

Para evitar distrações com bagunças e amontoados de papéis, a organização do ambiente de trabalho é essencial. Manter seu escritório organizado também evita qualquer perda de tempo e falta de produtividade.

Para ajudar na organização padronize pastas e documentos, faça anotações e utilize ferramentas online. Lembre-se também que uma boa iluminação ajuda a desenvolver melhor suas atividades.

Enumere tarefas

Tarefas rotineiras e tarefas urgentes, é importante enumerá-las. Aproveite também para definir como você prefere colocá-las em prática, seja diariamente, semanalmente ou mensalmente. Estruture e siga seu planejamento.

Defina o que é mais urgente 

Tarefas urgentes precisam de mais atenção, normalmente com prazos definidos. Importantes são as demais que você precisa fazer no dia a dia, mas que talvez não tenha um prazo específico, mas não deixam de serem necessárias para sua rotina. Personalize sua agenda, programando com antecedência as atividades urgentes.

Não procrastine

Não deixe sua produtividade ir por água abaixo, principalmente com relação às tarefas mais difíceis, que você pode não gostar muito de fazer. Se necessário peça ajuda ou terceirize para profissionais da área que você precisa, caso seja possível. 

Evite também se distrair muito em redes sociais. A falta de concentração pode afetar sua produtividade, ocasionando atrasos para compromissos e acúmulo de trabalhos.

Faça uma atividade por vez

O resultado de fazer tudo de uma vez é a falta de qualidade. Foque em uma atividade por vez, com calma e concentração, sem interrupções.

Ao interromper seu trabalho você demora um tempo para retomar a concentração e perde um tempo que poderia ser melhor aproveitado. Sem contar que ficar tendo que retomar um mesmo ponto várias vezes se torna uma atividade desgastante.  

Estabeleça uma rotina

Um bom planejamento é o maior aliado de uma rotina e cada tarefa rotineira precisa de um tempo ideal. Evite a perda de prazos e compromissos tanto do trabalho quanto de sua vida pessoal.

É indicado criar um cronograma de atividades diárias e semanais, facilitando assim o cuidado com a demanda extra e imprevistos.

Seja pontual

Ser pontual é o melhor caminho para construir uma gestão do tempo organizada. Nem sempre é fácil estabelecer um horário fixo para todas as tarefas, mas é essencial se organizar o máximo possível profissionalmente.

Com relação ao trabalho de um advogado, ser pontual é ainda mais importante, levando em conta que cada cliente e processo possui suas particularidades, sendo impossível delimitar exatamente o tempo de atendimento necessário para cada um. Sendo assim, definir um tempo médio para seus atendimentos jurídicos pode ajudar muito.

Descanse a mente

Gerencie o seu tempo de modo que você possa ter momentos de descanso. Nosso cérebro necessita de pausas para que o rendimento seja otimizado, evitando assim quedas na produtividade.

Não negocie seu horário de almoço, reservando pelo menos uma hora para fazer uma boa refeição e pensar em coisas pessoais. Tente se desligar o máximo possível do trabalho neste horário.

Durante o trabalho, pela manhã e à tarde, faça uma pausa de pelo menos 15 minutos para tomar um café e relaxar a mente. Desse modo você consegue otimizar sua rotina, organizar seu tempo e descansar.

Use a tecnologia

Nos dias atuais você deve fazer da tecnologia uma aliada da sua profissão, pois ela oferece diversos softwares jurídicos que te auxiliam nas funções e tarefas como advogado. Eles melhoram a administração do escritório e o tempo do profissional.

Sendo assim é possível gerenciar processos, tarefas e documentos, além de organizar e trabalhar melhor com os arquivos no computador. Além também de acompanhar o andamento de processos judiciais e remarcar compromissos em caso de imprevistos, evitando problemas e prejuízos futuros.

A verdade é que o trabalho na área jurídica exige cuidados com relação às tarefas e ao tempo e por isso é preciso uma agenda bem organizada.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir administrar sua rotina, ver uma melhora significativa na produtividade e trabalhar com mais tranquilidade, tendo a certeza que seu dia a dia terá mais qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *