fbpx

Como estudar sozinho para a OAB

O Exame da Ordem é deveras assustador para os estudantes do campo do Direito. Mas, calma! Temos ótimas dicas para você se preparar para essa prova.

1540219913_DesktopIedPagamentofacilitado468x60px.png

O que esperar da OAB?

É um fato que a fama de ser uma prova difícil precede o exame. Sem contar que, no meio acadêmico, você já deve ter ouvido comentários que conseguiram aumentar seu nervosismo com relação ao mesmo.

Contudo, o ideal é que você esqueça essa fama temerosa que a prova carrega e se prepare para passar na mesma. Quanto mais preocupação, menos foco nos estudos. 

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que a aprovação em qualquer prova se torna mais facilitada com um sistema de estudos bem elaborado. Principalmente, se você for encarar o desafio de estudar sozinho, seja por falta de tempo ou condições de investir em cursinhos e afins. 

É necessário estar ciente de que os estudos exigem muita disciplina, organização e dedicação.

Com isso, trouxemos 5 dicas que certamente serão de grande valia na sua caminhada de estudar sozinho para a OAB. Descubra que é possível arrasar na prova com foco e determinação, seja ela fácil ou difícil. 

Dica 1: Refaça provas antigas da OAB ou simulados

Desde cedo, os alunos enfrentam testes e simulados na escola, justamente para serem preparados para as provas finais. O princípio é o mesmo com a OAB.

Resolva simulados e repita as provas de outros anos. Fazer isso é de suma importância para você ir se acostumando ao padrão do exame. 

Sem contar que estudar as provas anteriores te permite conhecer e filtrar as matérias que devem ser prioridade na hora dos estudos.

É impossível estudar todo o conteúdo do edital. Seguir por esse caminho de análise e organização do conteúdo a ser acompanhado garante mais possibilidades de acertos na prova.

Outra vantagem é que, por meio da resolução de provas anteriores, você consegue distinguir em quais matérias possui mais facilidade e em quais precisa estudar com mais afinco, direcionando melhor os seus estudos.

Dica 2: Faça anotações e resumos para sua prova da OAB

Quando o assunto é estudar matérias no geral, fazer resumos facilita muito os estudos, principalmente na hora de revisar o conteúdo.

Imagina ter que reler um simples artigo de 10 páginas diversas vezes para fixar melhor o tema? Não seria melhor fazer um resumo de uma página na primeira leitura e reler esse resumo? 

Boas anotações e resumos possibilitam poupar tempo. Trazendo eficiência e praticidade na hora de aprender um conteúdo acadêmico.

Sem contar que, ao resumir uma matéria, sua habilidade de escrita e síntese estão sendo melhoradas, o que é muito útil na segunda fase do exame.

Resumos bem elaborados, organizados, com anotações-chave e marcações estratégicas são os ideais. Por isso, evite grafar a página toda.

Fazer resumos em tópicos também pode ser uma forma interessante de organizar a matéria, pois facilita a revisão e absorção do conteúdo.

Dica 3: Siga um cronograma de estudos

Desenvolva uma organização dos seus estudos. Pode ser um tipo de planilha, separando as disciplinas que devem ser estudadas a cada dia, de acordo com sua agenda e disponibilidade.

Ao organizar as matérias, intercale as que considera mais fáceis com as mais difíceis e defina também a carga horária e o turno dos seus estudos diários.

Criar o hábito de estudar no mesmo horário faz com que seu corpo se adapte mais facilmente à nova rotina de estudos. 

Seguir um cronograma é fundamental se você escolher estudar sozinho. Pois garante uma continuidade dos estudos e o melhor aproveitamento de todas as matérias.

Leia também: Memorize leis e termos jurídicos seguindo apenas 4 dicas

Leia também: OAB – Tudo o que você precisa saber sobre o Exame de Ordem

Dica 4: Siga portais confiáveis do meio Legislativo

Como a Legislação Brasileira está constantemente mudando, é necessário ter bastante atenção.

Para prestar a prova da OAB, é importante se manter atualizado. Principalmente porque o examinador pode cobrar novidades legislativas, como as mudanças da Reforma Trabalhista e do Novo Código de Processo Civil.

Então, é importante contar com fontes atualizadas por especialistas do Direito, evitando, assim, conteúdos fraudulentos e desatualizados.

Acompanhe, também, portais de notícias legislativas para estar sempre por dentro das mudanças mais recentes.

Uma boa dica é seguir as nossas redes sociais aqui do Portal IED e dos nossos professores, mestres e doutores em Direito. Estamos sempre trazendo novidades sobre nossos cursos e sobre o meio Legislativo. 

Dica 5: Invista em cursos preparatórios especializados na OAB

Possui uma verba extra? Te aconselhamos a investir em cursos preparatórios que são especializados no Exame da Ordem.

Cursos desse cunho são estruturados estrategicamente para facilitar sua preparação para a prova. Comtemplam cronogramas de aulas, abordagem das questões de provas anteriores, dicas e macetes que ajudam na resolução das questões.

Sem contar que acompanhar um curso preparatório, com o direcionamento necessário, te proporciona ter mais confiança como estudante. O suporte dos professores e a disposição das matérias de modo mais efetivo e organizado fazem toda a diferença nos momentos de tensão ao longo dos dias de estudos.

Nunca cometa o erro de fazer uma prova sem ter se preparado adequadamente. Estudado bastante e de modo organizado.

Sabemos que é um desafio estudar sozinho. Contudo, seguindo essas dicas, você tem grandes chances de tirar notas excelentes no seu Exame da OAB.

O que achou deste conteúdo? Siga nosso Instagram e fique por dentro de nossas novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *