fbpx

Memorize leis e termos jurídicos seguindo apenas 4 dicas

É essencial saber sobre as leis e os termos jurídicos na hora de fazer uma prova. Confira, a seguir, as técnicas para te ajudar a memorizar de maneira mais fácil.

1540219913_DesktopIedPagamentofacilitado468x60px.png

O Direito possui muitas leis, códigos, termos e também normas, constantemente citados e cobrados em provas e concursos. Estudar, entender e memorizar é uma tarefa indispensável para todo aquele que deseja dominar mais profundamente os conhecimentos acerca do jurídico. Para se destacar em um exame, conseguir boas notas e alavancar sua carreira no Direito, dominar esses conteúdos é imprescindível. 

Entretanto…

Não há como guardar 100% de todas as informações, principalmente devido à grande quantidade de assuntos necessários para concursos jurídicos. Diante desse cenário, a memorização torna-se um desafio um pouco mais complicado, principalmente se você não conseguir organizar bem sua rotina de estudos.

Para que você memorize leis e termos jurídicos mais facilmente, preparamos 4 dicas que, certamente, vão te ajudar muito nessa etapa, trazendo um proveito maior aos seus estudos. Confira a seguir:

Memorize melhor fazendo simulados:

Faça simulados, pois colocar em prática através de exercícios o que está sendo estudado te ajuda a descobrir quais são os conteúdos em que você possui maior dificuldade e quais você já aprendeu. Isso evita também o “branco” que pode aparecer na hora de uma prova, já que você terá se preparado de antemão para fazer o mesmo formato de atividade. Siga essa dica e verifique se seu desempenho em relação aos conteúdos está positivo.

Memorize melhor gravando a explicação e a escutando:

A segunda dica é que você grave a explicação do termo ou lei a ser memorizado e ouça várias vezes durante o seu horário de estudos. Deste modo, você gera maior familiaridade com o assunto, facilitando a memorização. Faça isso com a maior parte dos conteúdos, sobretudo aqueles que achar mais difíceis de compreender.

Memorize melhor escrevendo cartões:

Uma dica super importante para ajudar na memorização é fazer o uso de cartões. Escreva os conteúdos estudados que achar mais importantes, especialmente os mais difíceis de serem lembrados.

Descreva perguntas e respostas para essas perguntas de modo que o termo descrito seja melhor compreendido na hora da releitura do cartão. Após escrever, é só manter os cartões ao seu alcance e, sempre que possível, leia e memorize as anotações. Seja persistente e leia os cartões várias vezes, para que, assim, memorize as leis e termos jurídicos mais facilmente.

Memorize melhor ensinando o que aprendeu:

É comprovado que uma pessoa aprende muito mais sobre um assunto quando, ao compreender um pouco, se coloca a ensinar. Esta é uma forma muito eficiente de memorizar tantas leis, termos e conteúdos jurídicos. Sugerimos que amigos, também estudantes e concurseiros, se juntem e façam um grupo de estudos, de modo que, cada um se responsabilizando por uma parte da matéria, simulem uma aula, repassando todo o conteúdo estudado. 

E aí? Já utilizou algumas dessas técnicas de memorização nos seus estudos?

Pode ter certeza que, ao seguir estas dicas, será muito mais fácil que você memorize leis e termos jurídicos. 

Antes de tudo, comece organizando sua rotina de estudos, separando um horário e um ambiente calmo para as tarefas. Após essa etapa, aplique as técnicas e esteja pronto para se destacar nas provas que for fazer.

Sabemos que nem sempre criar o hábito de estudar é fácil, existem os desafios e distrações, mas foque em sua carreira e tenha um futuro de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *