fbpx

3 filmes que todo advogado precisa assistir

O Direito está presente em várias obras cinematográficas! Os filmes que relatam as histórias de advogados servem de inspiração para quem é da área.

1540219913_DesktopIedPagamentofacilitado468x60px.png

Se imaginar no lugar dos personagens e fazer uma reflexão sobre como reagir em situações parecidas também são formas de fortalecer os estudos. É sempre bom acompanhar tramas como essas que aumentam o conhecimento para quem é advogado.

Separamos para você, leitor do nosso blog, 3 indicações de obras da sétima arte, para assistir durante as folgas da semana. Veja a seguir:

O Cabo do Medo (1991)

Com a direção de Martin Scorsese, o filme relata a história de Max Cady (Robert De Niro), um estuprador que passa 14 anos na cadeia e culpa o advogado, Sam Bowden (Nick Nolte), pela sentença. O acusado acredita que o advogado tinha provas para que ele fosse absolvido, mas as reteve.

Enquanto estava preso, o criminoso estudou temas do Direito e da Psicologia e então usa esses conhecimentos para se vingar do advogado. Fazendo jogos psicológicos e ações dentro da lei.

O advogado é ofendido por Max, com relação a sua infidelidade no casamento e o início da sexualidade da filha adolescente. Durante os ataques de Max, o advogado Sam, acaba cometendo erros em sua própria área de atuação. 

O filme chama a atenção para a ética profissional e como a vida pessoal se relaciona diretamente com a competência de um advogado na atuação do cargo.

Tempo de Matar (1996)

O advogado Jake Tyler (Matthew McConaughey) defende Carl Lee (Samuel L. Jackson), acusado de matar dois homens racistas que estiveram envolvidos no estupro e assassinato de sua filha de dez anos de idade, no Mississippi, sul dos Estados Unidos.

Os dois homens foram assassinados no dia do seu julgamento no tribunal. Carl atira contra eles diante de dezenas de policiais, na entrada do tribunal. Após o ocorrido a trajetória do caso muda, fazendo assim com que o advogado Jake Tyler entre na história. 

Na trama, o profissional do Direito batalha arduamente para defender Carl, de modo a convencer o júri de que seu cliente agiu movido por suas fortes emoções, se tornando incapaz de responder pelos seus atos.

O filme é uma aula de defesa para advogados criminais e mostra uma situação extrema.

Doze Homens e Uma Sentença (1957)

A obra mais antiga das nossas indicações, mas isso não tira seu valor dentre os filmes para advogados, a trama relata a história de um jovem latino que está sendo acusado pela morte de seu pai. O julgamento será feito por doze jurados.

Dos doze, onze mantém a certeza da culpa do acusado, enquanto um deles acredita piamente que é necessária uma investigação mais profunda, travando assim a acusação.

Para o meio jurídico, a obra tem grande valor no que consiste à interpretação da legislação, pois valoriza a importância desse aspecto diante de situações em que os casos parecem óbvios e praticamente resolvidos. No filme, fica claro que o advogado precisa ter a argumentação como um dos seus pontos fortes para alcançar o sucesso na carreira.

Se você já é um profissional formado, pós-graduando ou ainda está no começo da sua jornada acadêmica rumo a essa profissão, não deixe de assistir a esses filmes e aprender um pouco com eles, tirando lições que possam te ajudar na sua carreira, trazendo crescimento e destaque no mercado de trabalho.

Esperamos que tenha gostado da lista de filme que preparamos, fique ligado em nossas redes sociais para mais conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *