08 dicas para estudantes de Direito

1540219913_DesktopIedPagamentofacilitado468x60px.png

O preciosismo das palavras, a leitura em demasia, a necessidade de conseguir um estágio, além de outros desafios fazem com que o curso de Direito se torne frequentemente estressante.

Pensando em ajudá-lo a vencer esses desafios, listaremos a seguir 8 dicas para estudantes de Direito. Assim, você conseguirá um bom aproveitamento nos estudos sem ficar esgotado. Confira!

1. Tenha metas reais e objetivas

É bom criar expectativas e sonhar com um cargo privilegiado em longo prazo, mas é necessário pensar no curto prazo também. Pense em como você vai alcançar cada coisa e estabeleça metas objetivas, que você acredita que pode alcançar ao longo da sua jornada. Por isso, busque entender melhor o curso e conheça as oportunidades do mercado, a fim de ter clareza sobre onde você quer chegar e o que quer alcançar.

Muitos alunos anseiam pelo Exame de Ordem da OAB, mas não se limite a apenas isso, pois o curso de Direito permite diversas outras oportunidades. Um exemplo de meta inicial pode ser conseguir um estágio em um escritório de advocacia ou tentar um concurso público ao concluir a graduação.

2. Faça intervalos após as leituras

Depois de passar por interpretações e leituras, seu cérebro precisará de um intervalo. Embora seja tentador ir direto aos livros, passar um tempo descansando é essencial para sua saúde mental e física. Procure encaixar outras atividades mais relaxantes entre uma leitura e outra, como caminhar, meditar, fazer um lanche, tomar água, entre outras.

3. Administre o seu tempo

Não é de grande utilidade sair fazendo todas as suas tarefas desordenadamente. É importante organizar-se e estabelecer um tempo máximo para cada tarefa e trabalho a ser cumprido. Do contrário, você pode passar tempo demais em alguma matéria e esquecer das outras, sendo que nenhuma disciplina pode ser ignorada.

Dessa forma, é essencial montar um quadro de atividades que possa auxiliá-lo a administrar o tempo corretamente. Além disso, você pode adotar algumas técnicas de administração do tempo, como a técnica pomodoro. Também é importante tomar cuidado com o tempo gasto com distrações e outras coisas não relacionadas ao quadro de atividades. Tente administrar melhor esse tempo também.

4. Priorize a organização

Muitas pessoas saem para estudar em outras cidades e esquecem de resolver algumas pendências na cidade que deixaram. Por isso, não se esqueça de se organizar antes de mudar. Pague suas contas e resolva outros assuntos, se houver. Feito isso, busque pessoas em quem você pode confiar e escolha um lugar apropriado para ficar no novo endereço.

Organize também a sua rotina de estudos antes de começar o período letivo, para que você não fique perdido entre as tarefas e não perca tempo com coisas dispensáveis. A organização é uma das melhores dicas para estudantes de Direito. Trata-se de um dos pilares para os bons resultados nos estudos.

5. Fique atento à procrastinação

É difícil encontrar um aluno que nunca tenha passado por momentos de procrastinação. Às vezes sabemos que temos algo para fazer, mas perdemos tempo com futilidades e adiamos as tarefas importantes. Você pode, sim, passar um tempo nas redes sociais conversando com familiares e amigos, mas é necessário estipular limites e saber se isso está sendo um hábito saudável. Se você estiver exagerando, saiba reconhecer que está gastando tempo demais e, simplesmente, volte aos estudos.

Falando em procrastinação, tente estabelecer, por exemplo, 45 minutos para reforçar um conteúdo, evitando fazer qualquer outra coisa além de estudar. Desse modo, mesmo que você não faça nada de útil nos primeiros instantes, uma hora ou outra, você ficará entediado e começará a fazer algo produtivo. A ideia é evitar as distrações e cumprir as metas estabelecidas.

6. Aprenda mais sobre Direito

As técnicas e teorias que você precisa aprender ao longo do curso de Direito são diversas. Quanto mais você aprender, melhores serão suas habilidades. Por exemplo, escrever nas provas é uma boa oportunidade de você se tornar um bom argumentador. Portanto, mesmo que você tenha dificuldade sobre um determinado assunto, sua resposta pode ser bem avaliada pelo professor, caso você apresente um argumento consistente.

Você também pode assistir filmes, séries e documentários que tenham algo a ver com os temas estudados. Além de participar de palestras, simpósios e outros eventos acadêmicos. Isso vai acrescentar valor ao seu conhecimento, permitindo que você construa autoridade sobre um determinado assunto. A ciência do Direito é perpétua e sempre exige atualizações.

7. Encontre válvulas de escape

Mesmo sendo estudante de Direito, sua vida não precisa se basear apenas nas leis. Pratique um esporte, vá à academia, divirta-se e cultive um hobby. É fundamental que você tenha momentos de liberdade para não se estressar demais com tantas tarefas e papeladas. No entanto, é preciso tomar cuidado com o excesso de diversão, pois a vida profissional não se dissocia da vida pessoal. É preciso manter a mesma postura ética em todos os aspectos da vida.

8. Mantenha o networking

É incrível como reencontramos pessoas ao longo da vida profissional. Portanto, é necessário manter boas relações com todo mundo, pois não se sabe o dia de amanhã. Aquela pessoa que você não simpatiza pode ser fundamental para que você conquiste um bom emprego futuramente. Boas relações também podem ajudá-lo a encontrar um estágio ainda no período de estudos.

Procure identificar oportunidades e faça contatos. Lembre-se também de ter cuidado com a linguagem falada e a escrita, pois a qualidade da comunicação possui muita relevância para a área do Direito. Assim sendo, faça networking e amizades com pessoas e grupos que agregam valor a sua vida profissional.

Se você observar e considerar todas as dicas para estudantes de Direito aqui apresentadas, suas chances de obter excelentes resultados e alcançar o sucesso profissional aumentarão bastante. Mas, para isso, é preciso que você se dedique, adotando hábitos mais adequados e produtivos em sua rotina de estudos.

Tem vontade de entrar em um curso de pós-graduação em Direito?

Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a realizar os seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *